Esquema IT Médico RDI BENDER
     
 
Um fornecimento de energia confiável é condição essencial para o bom funcionamento de equipamentos eletromédicos. Isto, aliado ao fato de que qualquer falha de energia coloca em risco a vida, impõe rígidos requisitos para a segurança e confiabilidade de instalações elétricas em locais médicos.
Os locais médicos do Grupo 2 (salas cirúrgicas, UTIs, salas de procedimentos invasivos como os intracardíacos, de emergência, de hematologia entre outras) devem ter esquema de aterramento IT. Neste tipo de instalação, por ser de pequena intensidade, a primeira falta à terra ou à massa não requer o desligamento automático da energia, o que permite a continuidade dos procedimentos médicos sem colocar pacientes e equipe médica a riscos de choque elétrico ou queimaduras. Para isto, é necessário que a instalação seja permanentemente monitorada quanto à resistência de isolamento por um dispositivo supervisor de isolamento (DSI) e que falhas no sistema, incluindo sobrecarga e elevação de temperatura no transformador, sejam imediatamente anunciadas por um sistema de sinalização.
Cada conjunto de locais destinados à mesma função deve ser provido ao menos de um esquema IT-médico exclusivo.
É recomendado que cada sala cirúrgica seja provida de um esquema IT médico exclusivo. Em UTIs, o limite de potencia do transformador determina o limite de leitos a serem alimentados e desta forma o número de Esquema IT Médico para supervisão.
A NBR 13534 em sua 2ª edição vigente a partir de 28.07.2008 especifica os equipamentos do esquema IT Médico.
Se a supervisão permanente da resistência de isolamento atende as exigências da NBR 13534, a localização das falhas de isolamento em salas como UTIs, onde quatro leitos podem ser alimentados por até 90 tomadas, pode se tornar uma tarefa demorada caso seja efetuada manualmente. A solução da RDI BENDER para este tipo de situação é a utilização de um sistema supervisorio de localização de faltas, recomendado pela NBR 5410 (5.1.2.2.4.4, d) Nota). 
Como a localização é feita em menos de 10 segundos, os riscos da primeira falta e segunda falta ao paciente são altamente minimizados.
 
     
Aplicação
Técnica
Folheto
Esquema IT Médico RDI BENDER

O Esquema IT Médico RDI BENDER segue as especificações exigidas pela NBR 13534, RDC 50  ANVISA e portaria 2662 do Ministério da Saúde.


   
 
   
R. Vicente Rodrigues da Silva, 857 Piratininga - 06230-098 - Osasco - SP - Tel: (11) 3602-6260