Energia (GTD)

Soluções para supervisão de isolamento e localização dos circuitos com falhas

Supervisionar a Corrente de Fuga é fundamental para todo o processo de fornecimento de energia elétrica.

Subestações

No universo GTD o perfeito funcionamento do sistema de comando e controle (48Vcc...125Vcc) de uma subestação é imprescindível para garantir a confiabilidade e disponibilidade do sistema.

O desgaste de isolamento nos circuitos auxiliares de corrente contínua gera uma corrente de fuga que pode prejudicar o sistema, sobrecarregando-o, queimando equipamentos, ocasionando falsos comandos, que nos casos mais graves podem provocar blackout ou incêndios, colocando em risco pessoas, patrimônio e o meio ambiente.

Ao contrário de métodos ultrapassados e deficientes como os das lâmpadas e cartões de fuga à terra, os sistemas inteligentes de supervisão, detecção e localização de fuga à terra da RDI BENDER monitoram em tempo real o estado do isolamento nos circuitos auxiliares de corrente contínua. Assim que a corrente de fuga é detectada tem início o processo de localização automática da falha, indicando à equipe técnica o circuito defeituoso: localmente, via internet ou supervisório.

Energias renováveis

Temos soluções específicas para parques fotovoltaicos e eólicos. Paradas não programadas para a manutenção de emergência nesses locais não são desejáveis, pois além de perigosas e críticas, podem gerar multas. Por isso, é de extrema importância a manutenção preditiva, visando um monitoramento online e ininterrupto dos inversores, placas, geradores eólicos, além da infraestrutura (cabos, quadros etc).

Para esse monitoramento, podemos usar o DSI ou o DSCR. O DSI monitora e indica a ocorrência de falhas assimétricas ou simétricas, em esquemas de aterramento IT. A indicação da existência da falha auxilia a manutenção preventiva, otimizando o processo de localização e eliminação do defeito sem a necessidade de interrupção da operação. O sistema de alarme permanece ativado até que o valor da resistência de isolamento seja reestabelecido com a eliminação da falha.

O DSCR mede a corrente de fuga de baixa e média tensão em circuitos onde a desconexão deve ser evitada, além de prevenir acidentes ocasionados por fugas de corrente, como incêndios. Ele monitora os circuitos emitindo alarmes pré-ajustados para informar que uma fuga foi detectada, antes de ela ser capaz de causar danos. Pode ser aplicado para supervisionar redes elétricas alimentadoras de equipamentos que integram componentes eletrônicos como reguladores de intensidade luminosa, velocidade e temperatura, os quais podem gerar correntes pulsantes com componente contínua (Tipo B). O DSCR é capaz de medir corrente contínua e alternada.

Localizador de falhas portátil

O sistema portátil de localização é utilizado de forma independente para encontrar falhas de isolamento em circuitos não monitorados ou monitorados sem localização automática. Utilizado na identificação em áreas com baixa isolação, sem a necessidade de desligamento dos circuitos, o equipamento possui inúmeras vantagens para as equipes de manutenção e de campo.