A importância do Sistema IT Médico em hospitais veterinários

Como já falamos aqui anteriormente, o Sistema IT Médico é fundamental e indispensável nos Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS), mais especificamente no ambiente hospitalar de grupo 2.

Nas pesquisas sobre o tema, sempre especificam o grupo 2 como sendo as UTIs, UTIs neonatais, salas cirúrgicas e de hemodinâmica. Raramente, fala-se sobre a importância do Sistema IT Médico em hospitais veterinários.

Esse artigo é para reiterar essa importância!

As áreas de especialidades da saúde animal têm crescido vertiginosamente.

Antigamente, era comum encontrar um médico veterinário que tratava da saúde integral dos animais. Nos dias de hoje, por conta do papel cada vez mais central e afetivo que os animais domésticos possuem na vida dos seres humanos, a medicina veterinária tem se aperfeiçoado e se dividido em várias áreas.

Nesse movimento, profissionais têm se especializado cada vez mais e áreas cirúrgicas específicas e equipado os hospitais veterinários com toda tecnologia e estrutura necessárias.

Por isso, o Sistema IT Médico não é só indispensável, mas contribui com o movimento de tratamento de excelência aos pets nos hospitais veterinários.

Vale lembrar que pela Norma ABNT 13.534:2008 os Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS), incluem também os locais que cuidam de animais. Por isso, a instalação de Sistema IT Médico em UTI’s e Centros Cirúrgicos veterinários também é obrigatória.

As particularidades da importância do Sistema IT Médico em hospitais veterinários.

Como os hospitais veterinários estão cada vez mais estruturados com equipamentos específicos para o atendimento cirúrgico dos animais, a parte elétrica também precisa ser garantida.

Justamente por encontrarmos exemplos que associam o Sistema IT Médico apenas aos hospitais convencionais, e por percebermos nitidamente uma preocupação das autoridades apenas localizada aos ambientes mais críticos dentro desses hospitais, chamamos a atenção para que os hospitais veterinários tenham a mesma preocupação. Portanto, vale ressaltar que o IT Médico é fundamental também nesse espaço. Falhas elétricas nas cirurgias veterinárias, colocam em risco não só os animais, como também os profissionais que manipulam os equipamentos e os próprios equipamentos que podem queimar e causar prejuízos.

O risco com a estrutura também é grande e custoso, uma falha pode comprometer toda a configuração elétrica e ocasionar incêndios, por exemplo.

Instalações e manutenções elétricas do Sistema IT Médico em hospitais veterinários exigem todo o preparo como em qualquer instalação EAS de grupo 2.

Conhecimento técnico, prático, teórico e das normas é fundamental, para que técnicos, engenheiros, arquitetos, enfermeiros, médicos e, claro, veterinários estejam seguros em toda a estrutura.

Quando se diz que o Sistema IT Médico salva vidas humanas, impedindo choques, desfibrilações cardíacas etc., essa afirmação é ainda mais real para os animais. Um gato ou um cachorro, por exemplo, possuem uma tolerância para receber correntes elétricas muito inferiores a de nós humanos. Por isso, ter uma infraestrutura pensada para que nenhuma corrente elétrica passe pelo animal é indispensável.

Garanta a segurança dos pets! Instale Sistema IT Médico!