Como a norma ABNT NBR 13534:2008 e o Sistema IT Médico se relacionam?

A norma ABNT NBR 13.534/2008, uma das mais importantes do setor, exige uma série de requisitos elétricos para ambientes médicos. Uma das mais importantes é a aplicação do Sistema IT Médico nas áreas do Grupo 2, como salas cirúrgicas; UTIs adulto, neonatais e pediátricas; RPA; pós-anestésico ou pós-operatório; salas de emergência e de hemodinâmica.

A norma ABNT NBR 13.534/2008 também regula as instalações elétricas de todo o complexo hospitalar, desde a entrada da energia até a utilização final, e obriga o uso do Sistema IT Médico. Ou seja, não é uma questão de escolha, mas uma obrigatoriedade, e infelizmente, nem todos os hospitais ou clínicas de saúde seguem o que é exigido por lei.

Além de ser a pioneira no Brasil no fornecimento do Sistema IT Médico, a RDI Bender executa a manutenção preditiva, verificação de Sistema IT Médico e manutenção programada. Também promove cursos e treinamentos para que as equipes técnicas, médicas e de enfermagem entendam como cada equipamento funciona e se conscientizem sobre a importância de não negligenciar a implantação do Sistema IT Médico determinada pela ABNT NBR 13.534/2008.

Essa preocupação da RDI Bender aumenta a confiabilidade, disponibilidade e segurança do Sistema IT Médico, já que corrige problemas quando eles estão se iniciando e os custos associados são menores, além de permitir que o trabalho seja feito em um momento mais oportuno.

Vale ressaltar que a manutenção preventiva do Sistema IT Médico também é obrigatória pela ABNT NBR 13.534/2008 e deve acontecer, no mínimo, uma vez ao ano.