Como o Sistema IT Médico pode salvar vidas?

A máxima de um hospital é preservar e salvar vidas, mas isso só é possível se também garantir a segurança elétrica! Se isso não acontece, o hospital perde seu maior propósito, tornando-se um espaço de insegurança e risco de vida.

Confira aqui, porque o Sistema IT Médico é fundamental para cumprir o propósito hospitalar de salvar vidas.

Mas o que é o Sistema IT Médico?

É o único sistema capaz de prever falhas, antes que elas danifiquem e causem acidentes nos equipamentos eletromédicos e no próprio paciente. Esse sistema funciona a partir da prevenção, ou seja, garante a segurança das vidas presentes e, ainda, evita altos gastos com os reparos desses estragos.

O Sistema IT Médico é para o chamado Grupo 2 (definição dada pela ABNT NBR 13.534:2008): todo e qualquer ambiente dentro do hospital onde exista equipamentos eletromédicos sustentando a vida do paciente, ou onde possa ocorrer procedimento cirúrgico ou intercardíaco.

Se engana também quem pensa que o Sistema IT Médico é apenas um acessório de prevenção, ele salva vidas e, por isso, é regulamentado, obrigatório e fiscalizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Demais garantias e exigências para o Dispositivo Supervisor de Isolamento

Indispensável no Sistema IT Médico é a marcação AC/DC no Dispositivo Supervisor de Isolamento (DSI). Isso porque a medição DC (corrente contínua) é a única capaz de garantir o monitoramento adequado dos equipamentos eletromédicos. Sem essa marcação, parte da segurança dada pelo Sistema IT Médico é perdida.

Outra marcação não menos importante é a MED. Ela indica que o Dispositivo Supervisor de Isolamento utilizado no Sistema IT Médico foi desenvolvido especificamente para a finalidade médica e hospitalar.

Profissionais que dominam a instalação e manutenção do Sistema IT Médico saem na frente.

Uma outra questão que envolve o Sistema IT Médico e seu uso é a falta de conhecimento correto e profissionalização em seu manejo. Há, ainda, um pequeno grupo de profissionais das engenharias e manutenções hospitalares que, de fato, dominam o manejo do sistema. Essa é uma questão chave para o mercado de trabalho a quem deseja atuar em manutenção e engenharia hospitalar, pois saber lidar com o Sistema IT Médico é uma competência essencial para aquilo que é mais fundamental: a vida.

A RDI Bender é pioneira em Sistema IT Médico no Brasil, atua desde 1995, ano em que a primeira norma de instalações elétricas de baixa tensão entrou em vigor no país.

A RDI Bender também é pioneira na formação de profissionais para o uso do Sistema IT Médico.