Fuga de Corrente, saiba como prevenir

Para falarmos de fuga de corrente, primeiro é necessário explicar do que se trata.  É um fluxo de energia indesejado – e inesperado – que “foge” de fios e condutores por causa de uma baixa isolação. Essa má instalação faz com que existam brechas por onde as correntes elétricas possam escapar. É semelhante a um vazamento de gás, só que, neste caso, existe o gasto desnecessário e perigoso da eletricidade.

De acordo com o Industrial Power System Grounding Desing Handbook, cerca de 95% das falhas elétricas são provocadas por correntes de fuga, ou seja, falhas entre fase/terra, e somente 5% são ocasionadas por falhas entre fase/fase. Em um ambiente residencial, uma fuga de corrente na geladeira pode dar choque em quem encostar no eletrodoméstico e ainda danificá-lo.

Agora, se dentro de uma residência essa situação pode trazer problemas, imagine em uma indústria, onde a quantidade de correntes elétricas é infinitamente maior? Neste caso, qualquer fuga à terra pode parar a produção por danos ou perda de equipamentos e gerar incêndios de grandes proporções, que podem colocar em risco a vida de profissionais. Um prejuízo financeiro e emocional catastrófico.

Mas, afinal, por que a fuga de corrente acontece?

Na maioria dos casos, por causa de problemas de isolamento em fios e conexões, instalações elétricas muito antigas e aparelhos com algum tipo de defeito. Nesses casos, a fuga ocorre porque um condutor de fase entra em contato com algum material metálico.

Qual a solução?

Para que todos esses problemas sejam evitados, é importante supervisionar e proteger os circuitos elétricos, de modo a detectar a fuga de corrente a terra em menor tempo útil. Assim, o potencial de dano é menor. Por isso, é importante supervisionar as instalações elétricas com frequência e realizar a manutenção preditiva -   manutenção baseada em condições, que tem como objetivo a redução da aplicação de manutenções corretiva e preventiva – com a finalidade de antever uma possível falha.

A manutenção elétrica preditiva é possível através de equipamentos como o DSCR – Dispositivo Supervisor de Corrente Residual. Esse equipamento é a evolução do DR. Ao invés de atuar somente para a proteção, ele avisa que existe uma falha ainda nos estágios iniciais (quando é incapaz de causar danos), e permite uma manutenção assertiva, rápida e eficaz, no local exato do problema.

Há quase 40 anos, a RDI Bender desenvolve soluções elétricas inteligentes com o objetivo de assegurar a segurança elétrica e garantir o aumento da segurança operacional; continuidade operacional; segurança física; proteção contra incêndio; produtividade, otimização da manutenção; redução de custo; prevenção contra desligamento de instalações elétricas; além da rápida e precisa localização do ponto de falha de isolamento.

A RDI Bender possui uma linha completa de produtos que atuam como importantes ferramentas para o bom funcionamento dos sistemas elétricos e manutenção de vidas, tais como DSCR, DSI, DSR700, Localizador de Falhas Automático, Localizador de Falhas Portátil, Multimedidor de Grandezas Elétricas, Sistema de Sinalização Sonora e Visual, Transformador de Separação e Sistema IT Médico e outros. São verdadeiros inspetores de qualidade das instalações elétricas.

Para saber mais sobre cada um, acesse nosso site.