O Sistema IT Médico precisa ter estes símbolos: AC/DC e MED

Há muitos Sistemas IT disponíveis no mercado, mas nem todos trazem a segurança necessária e desejada para ambientes críticos hospitalares.

O símbolo MED significa que o Dispositivo Supervisor de Isolamento foi concebido especialmente para uso médico. A marcação MED é obrigatória pela norma IEC 61557-8:2014.

A segunda marcação está relacionada a capacidade de medição do Dispositivo Supervisor de Isolamento. A mesma norma IEC 61557-8:2014 exige que seja marcado na lateral do dispositivo qual o tipo de medição o Dispositivo Supervisor de Isolamento é capaz de fazer, sendo que existem 3 opções: Somente AC, somente DC ou ambas AC/DC.

A marcação AC/DC significa que o Dispositivo Supervisor de Isolamento foi concebido para detectar falhas em sistemas de corrente alternada e de corrente contínua, como por exemplo os circuitos eletrônicos de equipamentos eletromédicos. A norma IEC 61557-8:2014 determina que o DSI indique quais tipos de falha é capaz de medir.

Caso o Dispositivo Supervisor de Isolamento não meça em AC/DC, quando uma falha ocorrer dentro do dispositivo eletromédico, a leitura do dispositivo será ERRADA, gerando falsos alarmes e deixando o sistema desprotegido com falhas não detectadas.

Qual a importância do Sistema IT Médico?

Imagine uma sala de UTI. Provavelmente você imaginou um paciente neste ambiente sendo atendido pela equipe médica e ligado a um monte de aparelhos, certo? E é isso mesmo! O que acontece é que o paciente se encontra ligado diretamente à corrente elétrica, por meio de um equipamento que esta ligado a uma tomada e, se um desses equipamentos falhar ou se a corrente elétrica escapar e circular em seu corpo, sua vida estará em risco.

Para evitar esses problemas, em uma UTI o equipamento não pode ser desligado, por exemplo por meio da utilização de um DR, e não pode permitir que uma corrente elétrica passe pelo paciente. Para solucionar esse problema, foi desenvolvido o Sistema IT Médico, que garante o bom funcionamento desses aparelhos mesmo com uma falha elétrica, impedindo o seu desligamento e evitando que a corrente chegue ao paciente.

Ficou curioso para saber como o Sistema IT Médico é capaz de fazer isso? Entre em contato com a RDI BENDER.