Por que investir em um Sistema IT Médico?

Entendemos que o dia a dia agitado dos hospitais e clínicas seja bem complexo e esses ambientes costumam concentrar muitos desafios para os gestores nas tomadas de decisão, principalmente quando se trata de equipamentos eletromédicos, prevenção de falhas, segurança e consequentemente na hora de encontrar um fornecedor que seja referência no mercado. Tudo isso é fruto de uma ordem muito clara em qualquer planejamento empresarial, que envolve a coleta de informação sobre o investimento que será aplicado e o benefício que será garantido com a efetivação do negócio. Por isso, nesse conteúdo, vamos te mostrar porque é necessário investir em um Sistema IT Médico com localização de falhas.

A tecnologia é uma aliada veterana da saúde e a união dessas duas frentes de trabalho proporcionam um cenário muito mais seguro para todos nós. Afinal, garantir a segurança e salvar vidas são as principais missões dentro de locais médicos do Grupo 2, como chamamos. São eles as salas cirúrgicas, UTIs, salas de procedimentos invasivos como os intracardíacos, de emergência, de hematologia, entre outras. Esse cuidado, além de ser uma regra e obrigatório pela Anvisa (RDC Nº 50, de 21 de fevereiro de 2002 e exigências da ABNT NBR 13534:2008) é também uma conduta ética que deve ser seguida. Por isso, contar com um Sistema IT Médico é primordial, já que estamos falando de vidas que estão em jogo e, por isso, não podemos abrir espaço para as imprevisibilidades e possíveis acidentes. E é justamente nesse ponto que o Sistema IT Médico atua, prevendo falhas no sistema elétrico.

Imagine o seguinte cenário: um paciente seu está ligado a vários aparelhos elétricos numa situação crítica e ocorre uma falha na elétrica ou até algum acidente com equipamento elétromédico. Isso pode causar consequências irreversíveis para o paciente e, logo, um problemão no colo da sua empresa.

Mas, vamos voltar algumas casas e explicar melhor o que é essa tecnologia.

Afinal, o que é o Sistema IT Médico?

O Sistema IT Médico é basicamente uma instalação permanente que monitora a resistência de isolamento e identifica falhas no sistema como sobrecargas, aquecimento de transformadores, baixo isolamento e isso tudo é identificado imediatamente para que as correções sejam realizadas, antes de causar qualquer dano.

Assegurar a vida é a função do IT Médico.

Quais os benefícios do Sistema IT Médico para sua empresa?

Para ter um bom funcionamento de equipamentos eletromédicos, é essencial investir em um fornecimento de energia confiável e os locais médicos devem se adequar e impor requisitos rígidos para evitar qualquer falha de elétrica.

O diferencial do Sistema IT Médico consiste nas seguintes características:

1. Manutenção Preditiva

Com ele, é possível saber que você tem um problema elétrico antes que ele desligue equipamentos, cause choques elétricos ou queimaduras. O sistema é inteligente e avisa do problema antes dele ocorrer.

2. Segurança aos pacientes

Se o sistema estiver com alarme, a manutenção atuará prontamente para corrigir a falha. Seu paciente não sentirá qualquer problema e estará seguro dentro do seu ambiente.

3. Economia com substituição de equipamentos

Com o Sistema IT Médico capaz de medir fugas AC e DC os equipamentos eletromédicos estrão sendo supervisionados. Falhas elétricas não causarão a perda desses equipamentos, pois a manutenção poderá corrigir a falha antes de um dano irreversível acontecer.

4. Continuidade da operação

O melhor do Sistema IT Médico é que ele não requer o desligamento automático da energia, ou seja, o equipamento permite a continuidade dos procedimentos médicos garantindo que os pacientes e também a equipe médica permaneçam todos em segurança e fora de riscos de queimaduras ou possíveis choques. Esses e outros diferenciais você encontra no Sistema IT Médico da RDI Bender.

Como a RDI Bender pode ajudar sua empresa?

Além dos benefícios citados acima, a RDI Bender considera todas as etapas quando faz a implantação dos Sistemas IT Médico, desde a fabricação até o treinamento das equipes do hospital.

Atuando no mercado há 40 anos, seus especialistas também mantêm contato direto com as equipes da obra de instalação, para auxiliar na configuração correta da infraestrutura necessária. Este é um trabalho precioso e cuidadoso que pode levar 3 meses ou mais.

Entre em contato com nossos especialistas e saiba mais.