Sistema IT Médico é fundamental para ambientes hospitalares

O ambiente hospitalar possui rotinas e personagens que são facilmente reconhecidos. Há também outras operações que são pouco esplanadas, mas fundamentais para a segurança da equipe médica e do paciente, principalmente quando este necessita de aparelhos que garantam a manutenção da vida, seja em uma sala cirúrgica, seja em um leito de UTI.

Nesses casos, o paciente se encontra ligado, diretamente, à corrente elétrica. Então, se ocorrer uma falha em um desses equipamentos, como um escape da corrente elétrica para o corpo, a vida desse paciente estará em risco. Por isso, o Sistema IT Médico RDI Bender é imprescindível em ambientes do tipo, desde que instalado, operado e ajustado de maneira correta, seguindo as normas que regulam as instalações elétricas em hospitais.

A principal é a norma ABNT NBR 13534:2008, que regula as instalações elétricas dos complexos hospitalares e obriga o uso do Sistema IT Médico, pois ele detecta as falhas iniciais das instalações/equipamentos, avisa a equipe de manutenção e elimina o problema sem interferir em cirurgias ou UTIs. Isso interrompe uma sequência que pode ser grave: uma série de descargas elétricas no paciente, que ficam mais fortes a cada falha e amplificam o risco de morte, ou a perda repentina de um equipamento de sustentação de vida.

Hoje, a maioria dos grandes hospitais e clínicas já possuem o Sistema IT Médico. No entanto, alguns locais ainda precisam se adequar. A RDI Bender está à disposição para auxiliar, inclusive, no treinamento das equipes de forma que o sistema funcione de maneira eficiente. São mais de 30 anos de experiência no mercado de segurança elétrica, trazendo as inovações do setor e sendo referência no fornecimento de soluções para hospitais e indústrias.