DSI - O dispositivo batizado pela RDI Bender no Brasil

O Dispositivo Supervisor de Isolamento (DSI) é o dispositivo de monitoramento permanente para a resistência de isolamento que indica a primeira falha – falta à massa ou à terra – em sistemas não aterrados, os chamados “esquemas IT”.

Ele é exigido pela norma ABNT NBR 5410:2004 e IEC 61557-8:2008, mas você sabia que, até que a exigência da norma valesse, não havia um nome para esse equipamento no Brasil? E que a RDI BENDER tem tudo a ver com sua criação?

Pois é, que a RDI Bender atua há mais de 30 anos no Brasil e é responsável por trazer as soluções mais inteligentes e inovadoras, além de segurança elétrica, não é novidade.

O Dispositivo Supervisor de Isolamento é um desses exemplos. Além disso, foi a RDI Bender, mais precisamente seu idealizador, o engenheiro Theodoro Ricardo Bender, que batizou o DSI.

A história

O engenheiro Theodoro Ricardo Bender, que era membro do comitê que criou a norma ABNT 13534, ficou responsável por estudar uma tradução melhor para o nome Insulation Monitor Device – esse é o nome do equipamento para a International Electrotechnical Comission (IEC), a Comissão Eletrotécnica Internacional.

Com a aprovação da norma brasileira, a ABNT, que inclusive também está associada à atuação do engenheiro Theodoro Ricardo Bender, foi necessária uma adaptação brasileira para nomear o equipamento e, então, o engenheiro Bender criou o Dispositivo Supervisor de Isolamento (DSI).

O equipamento já era altamente distribuído no mercado internacional, mas pouco conhecido e utilizado em território nacional. A RDI Bender foi a empresa responsável por introduzir o DSI no mercado brasileiro e, por muito tempo, a única empresa a vender o equipamento no país.

A RDI é fornecedora do Dispositivo Supervisor de Isolamento (DSI) da marca alemã BENDER desde 1995, ano da promulgação da norma ABNT 13534.

Com todo o conhecimento técnico e científico do dispositivo ao longo desses anos, a RDI Bender conta com uma equipe altamente preparada para tirar todas as dúvidas sobre o DSI.

Também possui em seu portfólio Dispositivos Supervisores de Isolamento (DSIs) para as mais variadas finalidades.

Saiba mais visitando o site e entrando em contato com os engenheiros da RDI Bender.