Por que é fundamental supervisionar a corrente de fuga no processo de fornecimento de energia elétrica?

Conheça as soluções que a RDI Bender é capaz de fornecer para a supervisão de isolamento e localização dos circuitos com falhas

No sistema de distribuição de energia elétrica, a segurança é fundamental para evitar riscos à vida humana e, ainda, falhas que possam trazer prejuízos altíssimos aos vários setores da sociedade. Portanto, é fundamental o perfeito funcionamento do sistema de comando e controle de uma subestação, como forma de garantir sua confiabilidade e disponibilidade.

Uma corrente de fuga pode ser gerada se houver, por exemplo, o desgaste de isolamento nos circuitos auxiliares de corrente contínua. Isso pode sobrecarregar todo o sistema, queimando equipamentos, ocasionando falsos comandos, que nos casos mais graves, podem provocar blackout ou incêndios, colocando em risco pessoas, patrimônio e até o meio ambiente.

Os sistemas inteligentes de supervisão, detecção e localização de fuga à terra da RDI Bender monitoram em tempo real o estado do isolamento nos circuitos auxiliares de corrente contínua. O que isso significa? Assim que a corrente de fuga é detectada, começa o processo de localização automática da falha e é possível a equipe técnica saber exatamente o circuito defeituoso, seja no local, via internet ou supervisório.

Energias renováveis

A RDI Bender oferecer, ainda, soluções específicas para parque fotovoltaicos e eólicos, com manutenção preditiva para monitoramento online e ininterrupto de inversores, placas, geradores eólicos, além da infraestrutura, como cabos, quadros, entre outros. Para isso, é possível a utilização do DSI, que monitora e indica a ocorrência de falhas assimétricas ou simétricas, em esquemas de aterramento IT, ou o DSCR, que mede a corrente de fuga de baixa e média tensão em circuitos onde a desconexão deve ser evitada, além de prevenir acidentes ocasionados por fugas de corrente, como incêndios.