Esquema de aterramento IT em hospitais

No último artigo explicamos de forma resumida os tipos de aterramento, neste vamos abordar o principal deles quando o assunto é a segurança elétrica de um hospital ou clínica médica. O esquema de aterramento IT é muito utilizado nestes locais, porque ele isola o que vem da rede elétrica com o que está acontecendo dentro de um centro cirúrgico, por exemplo.

O aterramento IT é utilizado em locais críticos (grupo 2) por ter muitas vantagens em relação aos demais sistemas de aterramento, como TN e TT, já que possui maior segurança operacional e, consequentemente, maior prevenção de acidentes. Além disso, ele evita uma possível fuga ou falta de energia, o que em situações que, por exemplo, o paciente respira por aparelhos, não pode ocorrer. Vem daí o conceito Sistema IT Médico, que é um tipo de instalação elétrica que utiliza um transformador de separação e também um dispositivo de supervisão de isolamento, para monitorar o aterramento e indicar uma primeira falha.

Em uma instalação com IT Médico, o transformador de separação isola o circuito secundário de um circuito primário, por isso, uma pessoa não recebe choque elétrico ao tocar um condutor energizado e não há caminho direto de retorno para uma corrente fluindo através de uma pessoa que está tocando o condutor. É segurança total!

O Sistema IT Médico é composto basicamente por um transformador de separação para garantir o aterramento IT; um Dispositivo Supervisor de Isolamento (DSI) para supervisionar permanentemente as condições da instalação quanto à sua segurança e  um sistema de sinalização composto por anunciador sonoro/luminoso para comunicar a falha..

Ilustração de um Sistema IT Médico

O Sistema IT Médico da RDI Bender é o mais tradicional do mercado brasileiro além de ser o mais completo, por ser desenvolvido especialmente para ambientes médicos hospitalares e por medir correntes tanto AC quanto DC.  Um Dispositivo Supervisor de Isolamento completo e confiável deve ser capaz de medir correntes AC e DC.

A norma que define as características construtivas do Dispositivo Supervisor de Isolamento é a IEC61557-8:2014 e ela exige que o DSI indique se mede correntes tipo AC, se mede correntes tipo DC ou se mede correntes AC e DC.

Importante destacar que algumas empresas alegam que o Dispositivo Supervisor de Isolamento não precisa medir correntes DC, pois todo equipamento eletromédico possui um transformador que faz a isolação galvânica, o que por si só protegeria o paciente. No entanto, essa linha de raciocínio não está correta.

Somente o Sistema IT Médico é capaz de proteger pacientes conectados a equipamentos eletromédicos.