Manutenção e treinamento: normas, necessidades e vantagens

Complexos hospitalares são locais de preservação e segurança da vida. Nas mais variadas situações de saúde nos hospitais, pacientes internados em UTIs dependem diretamente do bom funcionamento dos equipamentos eletromédicos e do sistema elétrico disponível, para evitar falhas das instalações e o possível escape da corrente elétrica para o corpo humano, o que colocaria em risco a vida do paciente. Dispositivos e redes seguras evitam acidentes, agilizam e cooperam com o trabalho da equipe médica e, mais importante, impedem a morte de pessoas em razão de falhas e inoperância da rede elétrica.

A fim de evitar problemas elétricos em hospitais que possuem aparelhos que não podem ser conectados diretamente a dispositivos de desligamento e seccionamento de energia (para que os pacientes não corram risco de vida), foi desenvolvido o Sistema IT Médico. Esse sistema garante o correto funcionamento dos equipamentos mesmo em caso de falha elétrica e está de acordo com as normas brasileiras de segurança, como, por exemplo, a norma ABNT NBR 13534/2008, que orienta as instalações elétricas de baixa tensão de todo o conjunto hospitalar, desde a entrada da energia até a utilização final, tendo como obrigatoriedade o uso do Sistema IT Médico para os ambientes do grupo 2.

No entanto, para garantir o mais alto nível de segurança, é imprescindível que o Sistema IT Médico, além de devidamente instalado, esteja alinhado em relação às suas manutenções e ao treinamento dos funcionários. Apenas desse modo é possível garantir um bom uso e o melhor aproveitamento das vantagens que o sistema oferece, já que, com as manutenções em dia, e a partir de seu correto emprego por profissionais capacitados, a operação do sistema não fica comprometida. A norma ABNT NBR 13534/2008 exige que a manutenção preventiva do Sistema IT Médico ocorra, no mínimo, uma vez ao ano, e  deve ser testada primordialmente a funcionalidade do Dispositivo Supervisor de Isolamento (DSI). A cada três anos, a norma determina que seja feito o teste da corrente de fuga dos transformadores de separação.

Além de ter equipes especializadas em realizar a manutenção do Sistema IT Médico em todo o território nacional, a RDI Bender oferece cursos de capacitação para profissionais da área elétrica interessados em compreender melhor como operar o Sistema IT Médico no dia a dia, bem como para entender de onde surgiu a necessidade de sua aplicação e como projetá-lo.