Normas regulamentadoras do Sistema IT Médico e definições

O sistema hospitalar requer uma série de regulamentações para que tudo esteja dentro de preceitos mínimos de funcionamento e gestão levando segurança não só para pacientes, mas também para funcionários, estrutura e para a comunidade como um todo. Existem normas de gases, qualidade do ar, teste de equipamentos eletromédicos, e muitas outras que devem ser cumpridas, a fim de que os hospitais tenham condições de atender seus pacientes.

No Brasil, a norma mais importante para as instalações elétricas de um hospital é a ABNT NBR 13534, a qual trata de toda a baixa tensão de Estabelecimentos Assistenciais de Saúde em geral. Inclusive, a redação da primeira versão da norma, promulgada em 1995, recebeu ajuda do engenheiro Theodoro Ricardo Bender, fundador da RDI Bender.

Essa foi a norma que regulamentou e obrigou os hospitais a terem o Sistema IT Médico contra riscos elétricos, para preservação das vidas de pacientes, médicos, enfermeiros e funcionários nos locais críticos, que chamamos de Grupo 2 (UTI, Centro Cirúrgico, Emergência, etc).

Por que atender as Normas Regulamentadoras em hospitais?

Primeiramente, por serem obrigatórias por Lei. Não atender às normas técnicas constituem uma infração sanitária, que poderá, inclusive, embargar a obra, ou interditar o hospital, a depender da gravidade do descumprimento.

Além disso, é vedado pelo Código de Defesa do Consumidor oferecer produto ou serviço em desacordo com as normas da ABNT.

Gerenciar edificações de alto risco, como instituições hospitalares é uma tarefa complexa, justamente por exigir requisitos legais e técnicos, cujos investimentos devem ser feitos de forma correta, evitando prejuízos com acidentes. E quando esse cuidado é aplicado ao Sistema IT Médico, corrige falhas e eventos isolados que, muitas vezes, salvam vidas.

Saiba o que é e quais os benefícios do Sistema IT Médico

O Sistema IT Médico é basicamente uma instalação permanente que monitora a resistência de isolamento e identifica falhas no sistema, como sobrecargas, aquecimento de transformadores, identificando imediatamente que correções devem ser feitas. Isso garante o bom funcionamento dos equipamentos eletromédicos e resguarda os pacientes de riscos elétricos.

O diferencial do Sistema IT Médico consiste em características como a alta disponibilidade de energia sem riscos de parada e sem risco de choque elétrico. ; caso o sistema esteja com alarme, significa que uma falha foi identificada, mas essa falha não causará qualquer dano.

O melhor do Sistema IT Médico é que ele não requer o desligamento automático da energia, ou seja, o equipamento permite a continuidade dos procedimentos médicos, garantindo que pacientes e equipe médica permaneçam todos em segurança e fora de riscos de queimaduras ou possíveis choques. Esses e outros diferenciais você encontra no Sistema IT Médico da RDI Bender.

Como a RDI Bender pode ajudar sua empresa?

Além dos benefícios citados acima, a RDI Bender considera todas as etapas quando faz a implantação do Sistema IT Médico, desde a fabricação até o treinamento das equipes do hospital e a manutenção.

Atuando no mercado há 40 anos, seus especialistas também mantêm contato direto com as equipes da obra de instalação, para auxiliar na configuração correta da infraestrutura necessária. Um trabalho precioso e cuidadoso que pode levar 3 meses ou mais.

A RDI Bender é capaz de manter os equipamentos de um hospital, de qualquer tamanho, sempre atualizado em segurança elétrica, de acordo com todas as normativas exigidas.

Entre em contato com nossos especialistas e saiba mais.