RDI BENDER: A precursora do IT Médico no Brasil

A história da RDI Bender está conectada à história do Sistema IT no Brasil.

Nesse artigo você entenderá o papel central da RDI Bender na normatização desse sistema fundamental às vidas humanas.

A história

A RDI Bender nasceu em 16 de dezembro de 1982, iniciativa do engenheiro Theodoro Bender, com a ajuda de seu filho, o administrador de empresas Ricardo Bender. Desde o início, o maior princípio da empresa era ressignificar a engenharia elétrica no Brasil.

Sabemos que as melhores tecnologias demoram um pouco mais a chegar por aqui, principalmente quando falamos da época da criação da empresa, a década de 1980. E a RDI Bender buscou sempre acelerar esse processo, em uma luta árdua para trazer ao Brasil equipamentos e tecnologias inovadoras.

As soluções elétricas disruptivas e preditivas (que preveem um acidente antes mesmo dele acontecer) da RDI Bender, a colocaram no centro do esforço pela normatização do Sistema IT Médico no Brasil, lá no ano de 1990.

A chegada do Sistema IT Médico no Brasil

O dia a dia de trabalho e as intensas urgências que chegavam para que a RDI solucionasse trouxeram a certeza, ao engenheiro Bender, de que o Sistema IT Médico precisava ser normativo e obrigatório.

A luta pela normatização começou no primeiro ano da década de 90 e depois de cinco longos anos de trabalho de Theodoro e seu filho Ricardo nos comitês da ABNT, finalmente, em 1995, foi promulgada a primeira versão da norma ABNT NBR 13.534.

A RDI, que já possuía e trabalhava com o sistema antes mesmo de ele ser uma norma posta, pôde dar as bases, dados e exemplos da necessidade da obrigatoriedade do sistema no país.

A revisão da norma

A RDI Bender não está apenas envolvida com a normatização do Sistema IT Médico em 1995 no Brasil, ela também esteve presente na revisão completa da norma, que aconteceu em 2008. Nessa revisão, a principal reforma foi em relação aos transformadores isoladores, que deixaram de ser trifásicos para funcionar apenas no modo monofásico, limitado à potência de 10kVa.

Essa reforma garantiu maior confiabilidade, já que ela fundamentou o impedimento da sobrecarga da atuação do IT Médico. Antes da reforma, chegavam a utilizar apenas um IT Médico para cerca de 40 leitos de UTI, agravando a qualidade do sistema e dificultando a localização precisa de falhas.

A luta da RDI Bender possibilitou ao setor hospitalar soluções de primeira linha, antes vistas apenas em outros países, como a Alemanha, de onde são importados os equipamentos mais avançados da empresa. A regulamentação e normatização do Sistema IT Médico previne acidentes e salva vidas. É motivo de orgulho para a trajetória da RDI Bender: olhar para trás e ver como ela esteve sempre preocupada não apenas com a comercialização e lucro, mas também com a dignidade e saúde da população brasileira.

A RDI Bender segue lançando produtos disruptivos e de primeira linha, com todas as marcações e possibilidades de medição no setor industrial, principalmente no segmento de energia, em subestações, usinas eólicas e fotovoltaicas, em postos de veículos elétricos e muito mais.

Com relação ao Sistema IT Médico, claro que o melhor, mais completo e seguro do mercado brasileiro leva o selo RDI Bender.